segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Tutoia - um projeto de todos.


A politica partidária é a pauta do momento. Na mídia, só se fala em candidato A, candidato B, esquerda e direita, corrupção, gerando certos descréditos na classe politica, mas a responsabilidade politica do cidadão não tem ocupado o espaço devido. Faço aqui uma abordagem crítica e aberta sem idealismos, com conteúdo concreto.
Tutoia tem 56.501 habitantes (IBGE/2014) e urge que seus problemas sejam resolvidos. Os problemas de Tutoia são os mais variados possíveis e vai desde saúde até a falta de segurança, precariedade da infraestrutura e inúmeros outros. Nossos problemas aqui conhecidos é uma questão de Políticas Públicas e a busca para a solução de tais problemas deve mobilizar não somente os agentes públicos, mas a sociedade em geral.
O IDHM de Tutoia (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) é 0,6, indicador de qualidade de vida da população construído por três componentes: a longevidade, a educação, e a renda da população. O IDHM é um número que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano de uma localidade. O indicador é calculado a partir dos dados do Censo Demográfico (fonte PNDU).
Os dados relacionados abaixo devem nos nortear para um planejamento de politicas publicas para nossa cidade.

População de 4 a 17 anos/População (34,2%)

População em idade escolar: (IBGE/2010):
0 a 3 anos - 4.447
4 a 6 anos - 3.702
7 a 14 anos - 10.409
15 a 17 anos - 3.945
Total de a 17 anos - 18.056

Matriculas - 2014 (fonte: MEC/INEP):
Creche - 103
Pré-escola - 2.944
Anos inicias Ensino Fundamental - 6.738
Anos finais Ensino Fundamental - 5.354
Ensino médio - 3.147

Docentes com Curso Superior (%) Fonte: MEC/INEP/DTDIE - 2014
Creche - 10
Pré-escola - 35
Anos inicias Ensino Fundamental - 44,7
Anos finais Ensino Fundamental - 49,4
Ensino médio - 69,2

Basta observarmos os dados para uma noção de proposta de melhoria na educação, incluindo se possível à criação de novas unidades escolares, com contratação de mais professores e funcionários, com salários dignos, valorização profissional em todas as esferas e melhores condições de trabalho. Acompanhar, nas escolas, a distribuição e a qualidade da merenda escolar.
Em 2013 Tutoia tinha um quantitativo de matriculas na pre-escola de 2.239 alunos, no ensino fundamental 11.439 alunos e no ensino médio 3.031 alunos. É preciso Viabilizar junto ao Executivo a criação de Cursos Profissionalizantes para estes Jovens, com ênfase nas áreas de maior absorção de riquezas de Tutoia e região, acabando com essa pratica abusiva e absurda de manter a prefeitura como a principal empregadora do município, pois a mesma não suporta a empregabilidade de seus munícipes.
A tabela abaixo (IBGE/2013) mostra o Produto Interno Bruto (Valor Adicionado) nas áreas de agropecuária, indústria e comercio de nosso município, exigindo, portanto, politicas à geração de empregos, mediante a atração e o apoio a empresas industriais que possam explorar as vocações naturais de nosso município. O PIB de Tutoia em 2012 foi de 195,3 milhões. O indicador mostra o Produto Interno Bruto calculado pelo IBGE em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística e Secretarias Estaduais de Governo.

Variável                           Tutoia
Agropecuária                   36.322
industria                           12.088
serviços                           78.750

Tutoia perde receita (IPVA) com a não regulamentação de sua frota. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro é do Município a responsabilidade de operar o sistema viário local, fiscalizando todas as operações de parada, circulação e estacionamento. Para isso, deverá manter estrutura administrativa mínima e se integrar ao Sistema Nacional de Trânsito. A Lei de Mobilidade Urbana oferece as diretrizes para os Municípios implantarem seus planos locais. Eles deverão estar integrados aos planos diretores e garantir o transporte e o crescimento organizado e sustentável das cidades.

Frota municipal de veículos - Tutoia
2013 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Automóveis -                339
Caminhões -                  87
Caminhões-trator -          3
Caminhonetes -           375
Caminhonetas -             29
Micro-ônibus -               19
Motocicletas -           2.125
Motonetas -                 664
Ônibus -                         11
Tratores -                         0
Utilitários -                     17

Temos motivos para criticar a política e seus políticos, porém, não exclui nossa responsabilidade civil e política. A política não está ligada tão somente a fatores negativos, é claro que não existe um roteiro que possa ser seguido para escolher um bom representante. Do ponto de vista político, a Política de Planejamento Urbano, dentre vários princípios que devem ser observados, o princípio da gestão democrática é o meio pelo qual a participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade é fator na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano.

Fonte: IBGE: Censo Demográfico 2010 - Tutoia

Um abraço aos leitores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário