quinta-feira, 29 de outubro de 2015

INSS: EDITAL PREVISTO APÓS O DIA 27 DE NOVEMBRO


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou na última segunda-feira, dia 26, o edital do concurso de remoção interna dos técnicos do seguro social, ao qual FOLHA DIRIGIDA teve acesso e que tem consulta no anexo abaixo. Este é o último entrave para que as regras do concurso destinado a preencher 950 vagas sejam publicadas. É que, após a seleção interna, o INSS poderá, enfim, concluir a distribuição das vagas pelo país e publicar o edital do concurso externo. Segundo o cronograma da seleção interna, o resultado final será publicado em 27 de novembro, levando a crer que logo após isso será publicado o edital esperado por milhares de candidatos.
Esse documento, que precisa ser divulgado até 29 de dezembro, segundo a portaria de autorização do Ministério do Planejamento, já está em fase final de elaboração. Quem confirmou isso foi a presidente do INSS, Elisete Berchiol, e o diretor de Gestão de Pessoas, José Nunes Filho, à diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Terezinha Aguiar. Além disso, o instituto já definiu o Cespe/UnB como organizador, por dispensa de licitação, que será divulgada no Diário Oficial da União (DOU) em breve. O concurso de remoção dos analistas já foi finalizado.
A expectativa é que todas as unidades da federação sejam contempladas, tendo em vista as necessidades de pessoal da autarquia em todo o país. Inclusive, circula pelas redes sociais um documento do INSS que apresenta a lotação ideal de servidores nas gerências executivas e nas agências da Previdência Social (APS). O documento não informa se esse quantitativo refere-se somente ao cargo de técnico do seguro social ou inclui também as carreiras de analista e médico perito.
No entanto, a publicação sugere que o Estado do Rio de Janeiro poderá receber uma significativa oferta de vagas no concurso. A publicação aponta que o Estado do Rio de Janeiro tem uma defasagem de 215 servidores, sendo 74 na gerência da capital, 38 na de Duque de Caxias, 31 em Niterói, 29 em Campos dos Goitacazes, 22 em Volta Redonda e 21 em Petrópolis. Cada gerência regional abrange diversas cidades do estados. Até o momento, a Assessoria do INSS não confirmou a veracidade das informações. Confira a possível lotação ideal para todos os estados também em anexo abaixo.
Das 950 vagas autorizadas, 800 são de técnico do seguro social, que exige o nível médio e tem remuneração de R$4.614,87 (chegando a R$5.259,87, após seis meses), e 150 de analista, para graduados em Serviço Social, com rendimentos de R$6.832,89 (até R$7.869,09). O regime é o estatutário, com estabilidade. Os interessados devem continuar estudando, pautando-se por provas do Cespe/UnB, que será o organizador. As últimas seleções da autarquia são bons guias. Para técnico, o último concurso foi feito em 2011, porém com a organização da Fundação Carlos Chagas. Na época, os candidatos foram avaliados por meio de 60 questões objetivas, sendo 20 de Conhecimentos Gerais (Português, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Previdenciário) e 40 de Conhecimentos Específicos.
Já para analistas, na área de Serviço Social, o último concurso aconteceu em 2008, sob organização do Cespe/UnB. Na ocasião, também houve 60 questões objetivas, versando sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social e Conhecimentos Específicos. Os interessados nas vagas de analista devem considerar, porém, que em 2013 a disciplina de Raciocínio Lógico foi substituída por Ética no Serviço Público.

(Informações Folha Dirigida)

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Programa REDESIM chega a Tutóia: CDL e SEBRAE discutem implantação com empresários


O SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - vem realizando uma série de reuniões no Maranhão com micro e pequenos empresários apresentando e discutindo a implantação do Programa Empresa Fácil do Governo Estadual, denominado de Projeto REDESIM - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.
sistema integrado com o empresa fácil
Na noite desta terça (20) o SEBRAE anunciou em uma reunião - em parceria com a CDL Tutóia - com empresários e microempreendedores a adesão do município de Tutóia.
Luis Walter Muniz - gerente do SEBRAE na região Lençóis Munim
Segundo Luis Walter Muniz - gerente do SEBRAE na região - o objetivo é racionalizar, simplificar, desonerar e dar celeridade aos processos de abertura, alteração e baixa de empresas no estado. Com isso contadores e empresários terão mais facilidade e agilidade em abrir uma empresa com este sistema que é todo integrado, ou seja, coloca em rede todos os órgãos que legalizam a atividade empresarial.
Luis Walter  Muniz  -  gerente  do  SEBRAE  na  região  Lençóis  Munim
O presidente da CDL Tutóia, Daniel Castelo Branco, disse que com este programa o município ganha e qualquer pessoa que queira sair da informalidade terá menos complicação a partir de agora.
Para o contador Rodrigues o programa diminui distâncias e facilita o trabalho de registro e de outros procedimentos contábeis. Ou seja, uma junta comercial será implantada em Tutóia, não precisando mais se deslocar para Chapadinha - unidade mais próxima.
Com a adesão da prefeitura uma equipe do SEBRAE virá a Tutóia capacitar pessoas para operar o sistema.
Contador Rodrigues e a empresária Mariana
Municípios Maranhenses que estão em fase de implantação do sistema ou já implantado


Você pode acessar aqui e saber mais sobre o Programa e sobre o SEBRAE-MA.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

JARDIM: CAIXA D´ÁGUA SEM TAMPA A MAIS DE 30 DIAS


O blog do professor Jorge Santos relata mais um descaso da gestão municipal de Tutoia.
Há mais de um mês a caixa d´água que abastece o centro de Jardim e Santa Rosa está sem tampa. A tampa da caixa d´água foi arrancada por fortes ventanias e até hoje permanece exatamente do mesmo jeito.
Apesar dos constantes alertas sobre os cuidados a serem tomados para evitar a proliferação do mosquito da dengue, parece que algumas pessoas insistem em manter o descaso em relação ao problema. Segundo o responsável pelo reservatório a gestão municipal já foi informada, porem, até hoje não foram tomadas as devidas providências. Até o momento não foi colocada, o que pode resultar nos pássaros defecando na caixa. Assim, já não tendo água tratada, contamina ainda mais com fezes de pássaros.
Beber água de uma caixa sem tampa, onde os insetos podem cair dentro e servindo para o mosquito da dengue depositar seus ovos. Verdadeira imagem da negligencia e descaso.
As aulas da escola Antônio José Neves Rodrigues foram suspensas por uma semana, mas como o problema não foi resolvido às aulas voltaram ao funcionamento normal, mesmo por que, as aulas aqui em Jardim iniciaram dia 8 de junho.

Se os alunos estão bebendo dessa água impropria – ISSO EU NÃO SEI. Mas sei que isso deve ser resolvido o mais rápido possível, afirma o blogueiro.


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

São falsas as fotos de provas do Enem nas redes sociais, diz Inep


A uma semana da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, em sua página oficial no Twitter, que são falsas as fotos de supostas capas de dois modelos da avaliação e o tema da redação do Enem de 2015 que circulam pelas redes sociais hoje.
“Atenção participantes do #Enem2015! As provas que estão circulando são falsas”, diz o comunicado. Em 2009, a prova do Enem foi cancelada pelo Ministério da Educação (MEC), após o vazamento confirmado de informações.
No próximo fim de semana, mais de 7,7 milhões de estudantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado, 24 de outubro, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e trinta minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de cinco horas e trinta minutos.
Considerado, sempre, o horário oficial de Brasília, a aplicação das provas começará às 13h30. Os candidatos terão acesso aos locais de prova a partir das 12h. Os portões serão fechados às 13h, em todas as unidades da Federação. Assim, quem mora em Manaus, por exemplo, terá de chegar ao local de prova até as 12h locais; em Rio Branco, às 11h.
Esta será a primeira edição da prova em que o Ministério da Educação não vai encaminhar a versão impressa pelos Correios. Para evitar imprevistos, a orientação do MEC é que os candidatos visitem o local das provas com antecedência.
Publicado em: 19/10/2015 - 07:03
Fonte: EBC

Informações úteis para quem viaja de avião - Como um avião cai.


O avião é o meio de transporte mais seguro que existe. Mas algo sempre pode dar errado. Quais são os principais riscos de voar? E o que realmente pode acontecer durante um acidente?
"Senhores passageiros, sejam bem-vindos. Em nome da SincereAir, a companhia aérea que só fala a verdade, peço sua atenção para algumas instruções de segurança. Primeiramente, gostaríamos de parabenizar os passageiros que estão sentados no fundo da aeronave - em caso de emergência, sua chance de sobreviver será bem maior. Durante a decolagem, o encosto de sua poltrona deverá ser mantido na posição vertical. Isso porque, em nossa nova e moderna frota de aeronaves, as poltronas da classe econômica são tão apertadas que impedem a evacuação da aeronave em caso de emergência. Na verdade, se a segurança fosse nossa maior prioridade, colocaríamos todos os assentos virados para trás. Metade do ar dentro da cabine é reciclado, o que nos ajuda a economizar combustível. Isso poderá reduzir a taxa de oxigênio no seu sangue, mas não costuma ser perigoso - e geralmente causa uma agradável sonolência. Mantenha o cinto de segurança afivelado durante todo o voo - ou você poderá ser vítima de turbulência, que é inofensiva para a aeronave, mas mata 25 passageiros por ano. Lembramos também que o assento de sua poltrona é flutuante. Não que isso tenha muita importância: a probabilidade de sobreviver a um pouso na água com um avião grande é mínima (geralmente a aeronave explode ao bater na água). Obrigada por terem escolhido a SincereAir, e tenham todos uma ótima viagem!"
Nenhuma empresa aérea revelaria verdades como essas. Afinal, mesmo que o avião seja o meio de transporte mais seguro que existe, ele não é (nada é) 100% seguro. A partir de uma série de estudos feitos por especialistas, chegamos às principais causas de acidentes - e descobrimos fatos surpreendentes sobre cada uma delas. Prepare-se para decolar (e cair).

Despressurização - Quando as máscaras caem.
Quanto mais alto você está, mais rarefeito é o ar. Com menos resistência do ar, o avião consegue voar muito mais depressa - e gasta bem menos combustível. É por isso que os aviões comerciais voam bem alto, a 11 km de altura. O problema é que, nessa altitude, a pressão atmosférica é muito baixa (veja no infográfico abaixo). Não existe ar suficiente para respirar. Por isso, os aviões têm um sistema que comprime o ar atmosférico e joga dentro da cabine: a pressurização. É uma tecnologia consagrada, que estreou na aviação comercial em 1938 (com o Boeing 307). Mas, como tudo na vida, pode falhar. Sabe quando a aeromoça diz que "em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão automaticamente"? Não assusta muito, né - parece bem menos grave do que uma pane na turbina do avião, por exemplo. Ledo engano. A despressurização pode matar, e rápido. Ao contrário do afogamento ou de outros tipos de sufocação, aos quais é possível resistir por alguns minutos, uma despressurização aguda faria você apagar em menos de 15 segundos. Em agosto de 2008, um Boeing 737 da companhia Ryanair, que ia para Barcelona, sofreu despressurização parcial da cabine. "Veio uma lufada de vento gelado e ficou incrivelmente frio. Parecia que alguém tinha aberto a porta do avião", contou um dos passageiros ao jornal inglês Daily Telegraph. Para piorar as coisas, nem todas as máscaras de oxigênio caíram automaticamente. E, das que caíram, várias não liberavam oxigênio. O que salvou os 168 passageiros é que o avião estava voando a 6,7 km de altura, mais baixo do que o normal, e isso permitiu que o piloto reduzisse rapidamente a altitude para 2,2 km, onde é possível respirar sem máscara.

Falha estrutural (ou como a força G pode despedaçar a aeronave).
O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado. Se o piloto fizer certas manobras, gera forças gravitacionais muito fortes - e a fuselagem arrebenta. Foi o que aconteceu em 2001, com um Airbus A300 da American Airlines que decolou de Nova York. O piloto pegou turbulência, se assustou e tentou estabilizar a aeronave com movimentos normais, porém bruscos. O rabo do avião quebrou e o A300 caiu, matando 260 pessoas. Pode parecer um caso extremo, mas a resistência dos aviões à força G é uma preocupação central da indústria aeronáutica. Os jatos modernos têm sistemas que avisam quando estão voando com ângulo, velocidade ou trajetórias que possam colocar em risco a integridade da fuselagem. E a Boeing adiou o lançamento de seu novo avião, o 787, para alterar o projeto dele (simulações indicaram que, durante o voo, as asas poderiam sofrer forças G altas demais).

Pane nas turbinas - Acontece. Mas não pelo que você pensa.
O maior inimigo das turbinas não são as falhas mecânicas; são os pássaros. Entre 1990 e 2007, houve mais de 12 mil colisões entre aves e aviões. As turbinas são projetadas para suportar alguns tipos de pássaro (veja abaixo), e isso é testado em laboratório com uma máquina, o "canhão de galinhas", que dispara frangos mortos contra as turbinas a 400 km/h. Desde 1990, 312 turbinas foram completamente destruídas em voo pelos pássaros. Se o avião perder um dos motores, consegue voar só com o outro. Mas, se isso acontecer durante a decolagem, quando a aeronave está baixa e lenta (90% dessas colisões acontecem a menos de 1 000 metros de altitude), ou se os pássaros destruírem ambas as turbinas, as consequências podem ser dramáticas. Como no incrível caso de um Airbus A320 da US Airways que perdeu os dois motores logo após decolar de Nova York, em janeiro de 2009. Mesmo sem nenhuma propulsão, o piloto conseguiu voar mais 6 minutos e levar o avião até o rio Hudson. Num dos raríssimos casos de pouso bem-sucedido na água, ninguém morreu.

Falha nos computadores - Sim, eles também se enganam. E quando isso acontece...
Os computadores de bordo são vitais na segurança de voo. Mas também podem falhar. Como no caso do Airbus A330 - o mais computadorizado dos jatos atuais. Nos últimos 12 meses, sete A330 enfrentaram uma situação crítica: partes do computador de bordo desligaram ou apresentaram comportamento errôneo. Num desses casos, o desfecho foi dramático (o voo da Air France que ia de São Paulo para Paris e caiu no oceano Atlântico, matando 232 pessoas). Mas o problema não é exclusividade da Airbus. Em agosto de 2005, um Boeing 777 da Malaysia Airlines que decolou da Austrália teve de retornar às pressas depois que, aos 18 minutos de voo, o piloto automático começou a inclinar o avião de forma perigosa. Era um problema de software.

Erro humano - Na maior parte das vezes, o piloto tem (alguma) culpa.
Os acidentes aéreos são uma sequência de erros que se somam. E, em 60% dos casos, essa equação inclui algum tipo de falha humana. A pior de todos os tempos aconteceu em 27 de março de 1977. Foi na ilha de Tenerife, um enclave espanhol a oeste da costa africana. Vários fatores se juntaram para produzir essa tragédia. Primeiro: um atentado terrorista fechou o principal aeroporto de lá e fez com que todo o tráfego aéreo fosse desviado para um aeroporto menor, Los Rodeos, que ficou sobrecarregado e cheio de aviões parados no pátio. Entre eles, dois Boeing 747. Um vinha de Amsterdã, o outro de Los Angeles. O avião americano solicitou autorização para decolar. Quem estava no comando era o piloto Victor Grubbs, 57 anos e 21 mil horas de voo. A torre de controle respondeu negando - era preciso esperar a saída do outro 747, o holandês, pilotado pelo comandante Jacob van Zanten. Zanten ficou impaciente, porque sua tripulação já estava em serviço havia 9 horas. A torre de controle reposicionou as ae­ronaves. O nevoeiro era muito forte e, por um erro de comunicação, o avião americano foi parar no lugar errado. Ignorando instruções, o 747 holandês começou o procedimento de decolagem. Ace­lerou e bateu com tudo no outro avião, que manobrava à frente. Foi o pior acidente da história, com 583 mortos.


Turbulência - Como o avião pode perder a sustentação no ar.
Turbulência não derruba avião. Os jatos modernos são projetados para resistir a ela. Você já ouviu esse discurso? É uma meia-verdade. Um levantamento feito pela Federal Aviation Administration (FAA), agência do governo americano que estuda a segurança no ar, revela que entre 1992 e 2001 houve 115 acidentes fatais em que a turbulência esteve envolvida, deixando 251 mortos. Na maior parte dos casos, eram aviões pequenos, mas também houve mortes em aeronaves comerciais - as vítimas eram passageiros que estavam sem cinto de segurança, e por isso foram arremessados contra o teto a até 100 km/h (velocidade suficiente para causar fratura no pescoço). Ou seja: em caso de turbulência, o maior perigo não é o avião cair. É você se machucar porque está sem cinto. Os aviões têm instrumentos que permitem detectar com antecedência as zonas turbulentas, dando tempo para desviar, mas isso nem sempre é possível: existe um tipo de turbulência, a "de ar limpo", que não é captada pelos instrumentos da aeronave. Felizmente, é rara: só causou 2,88% dos acidentes fatais.

Pane hidráulica - Existe um encanamento que corre por toda a fuselagem. Se ele furar, as consequências podem ser terríveis.
Os controles do avião dependem do sistema hidráulico - uma rede de canos que liga o cockpit às partes móveis do avião. Esses canos estão cheios de fluido hidráulico, uma espécie de óleo. Quando o piloto dá um comando (virar para a esquerda, por exemplo), um sistema de bombas comprime esse óleo - e o deslocamento do líquido movimenta as chamadas superfícies de controle. São as peças que controlam a trajetória do avião, como o leme e os flaps. O sistema hidráulico é tão importante, mas tão importante, que os aviões modernos têm nada menos do que três: um principal e dois de reserva. Por isso mesmo, a pane total é muito rara. Mas ela é o pior pesadelo dos pilotos. "O treinamento para situações de pane hidráulica é muito frequente e exige bastante dos pilotos", explica o comandante Leopoldo Lázaro. Se os 3 sistemas hidráulicos falharem, a aeronave perde totalmente o controle. E isso já aconteceu. Em julho de 1989, um McDonnell Douglas DC-10 decolou de Denver com destino a Chicago. Tudo corria bem até que a turbina superior, próxima à cauda do avião, explodiu. Estilhaços do motor penetraram na fuselagem e cortaram os canos de todos os sistemas hidráulicos. O avião não tinha como subir, descer, virar nem frear. Aí o comandante Alfred Haynes, 58 anos e 37 mil horas de voo, realizou uma das maiores proezas da história da aviação. Usando o único controle de potência das turbinas, o único que ainda funcionava no avião, conseguiu fazer um pouso de emergência. A aeronave explodiu, mas 185 dos 296 passageiros sobreviveram.
Um avião grande carrega 600 litros de fluido hidráulico, que se distribui por redes de canos.

Meses de risco
Em quais épocas do ano acontecem mais acidentes*
Jan - 8,96%
Fev - 7,4%
Mar - 8,77%
Abr - 6%
Mai - 5,84%
Jun - 8,18%
Jul - 9,74%
Ago - 8,96%
Set - 9,55%
Out - 8,18%
Nov - 9,55%
Dez - 7,79%

* A soma não dá 100% devido a arredondamento.
 Fonte - Aircraft Crashes Record Office

As aeronaves que mais caíram
Em acidentes fatais por milhão de decolagens



















Fonte: Boeing
Fonte:http://super.abril.com.br/tecnologia/como-cai-aviao-626365.shtml

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Construção da via de acesso à Praia da Liberdade de Jardim

Praia da Liberdade - Jardim Tutoia MA
A Obra de construção da via de acesso à Praia da Liberdade de Jardim está em pleno andamento. A obra de pavimentação está sendo feito em Bloquete de Concreto para Ruas, o que vai tornar o trajeto mais seguro e rápido. Realizada com recursos da Prefeitura Municipal de Tutoia atende a reivindicação antiga da comunidade e deve impulsionar desenvolvimento local. Vai dar mais mobilidade aos moradores e visitantes, principalmente aos pescadores locais que a utilizam todos os dias, além de servir como uma via alternativa para a rota do turismo local.
Esta obra vai contribuir, entre outros, para a tranquilidade dos moradores do local principalmente no período chuvoso, quando o acesso fica mais complicado. Vai contribuir, em muito, para o tráfego dos moradores do local, aumentando ainda mais o fluxo turístico em uma das praias do município, contribuindo para a economia da cidade.
Observa-se ao longo dos últimos anos um crescente fluxo turístico a cada ano, nos meses de julho, dezembro e janeiro. Dessa forma, essa obra é de grande relevância para movimentar a nossa economia de forma mais acentuada nesse período, mas, também, a partir da implementação das nossas ações de divulgação do nosso potencial turístico, durante todo o ano.
Toda a população sai ganhando com mais conforto e segurança, melhorando assim, a vida da população local, ao mesmo tempo em que contribuem para aquecer, nesse caso através do Turismo, a economia da comunidade.







Área do Bar Maré Alta - Construção dos Bloquetes


Fim de ano - uma de nossas principais festas













Professores apaixonados


Ser Professor(a) Revista Escola Faça a sua também
Criado no site Você na capa de NOVA ESCOLA.

Professores e professoras apaixonadas acordam cedo e dormem tarde, movidos pela ideia fixa de que podem mover o mundo. Apaixonados, esquecem a hora do almoço e do jantar: estão preocupados com as múltiplas fomes que, de múltiplas formas, debilitam as inteligências. As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos. Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato. Apaixonar-se sai caro! Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona para os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria. Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão. Dá pena, dá compaixão ver o professor desapaixonado, sonhando acordado com a aposentadoria, contando nos dedos os dias que faltam para as suas férias, catando no calendário os próximos feriados. Os professores apaixonados muito bem sabem das dificuldades, do desrespeito, das injustiças, até mesmo dos horrores que há na profissão. Mas o professor apaixonado não deixa de professar, e seu protesto é continuar amando apaixonadamente. Continuar amando é não perder a fé, palavra pequena que não se dilui no café ralo, não foge pelo ralo, não se apaga como um traço de giz no quadro. Ter fé impede que o medo esmague o amor, que as alienações antigas e novas substituam a lúcida esperança. Dar aula não é contar piada, mas quem dá aula sem humor não está com nada, ensinar é uma forma de oração. Não essa oração chacoalhar de palavras sem sentido, com voz melosa ou ríspida. Mera oração subordinada, e mais nada. Os professores apaixonados querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros. Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar. A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.
Gabriel Perissé é doutor em Filosofia da Educação pela USP e autor do livro O professor do futuro (Thex Editora).

domingo, 11 de outubro de 2015

Dilma sanciona lei que separa presos por gravidade do crime


A presidente Dilma Rousseff sancionou lei que determina a separação de presos nas penitenciárias de acordo com a gravidade dos crimes cometidos.
A decisão foi publicada nesta quarta-feira (7) no "Diário Oficial" da União e altera o artigo 84 da Lei de Execução Penal, de 1984. Com as novas regras, os presos provisórios –que aguardam julgamento– ficarão separados da seguinte forma:
  • acusados pela prática de crimes hediondos ou equiparados,
  • acusados pela prática de crimes cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa
  • e acusados pela prática de outros crimes ou contravenções diferentes dos apontados nos incisos anteriores.

Já os presos condenados –que já foram julgados– serão separados em:00
  • os que cometeram crimes hediondos ou equiparados;
  • reincidentes em crimes que envolveram violência ou grave ameaça à pessoa;
  • primários em crimes que envolveram violência ou grave ameaça à pessoa,
  • e demais condenados pela prática de outros crimes ou contravenções, em situação diversa das previstas nos incisos anteriores.

A lei prevê ainda prevê que presos que tiverem "a integridade física, moral ou psicológica ameaçada pela convivência com os demais presos ficará segregado em local próprio".
Alteração no Código de Execução Penal.
Folha de SP - 07 10 2015

ELIVALDO RAMOS PRESIDENTE DO "SINSPUTSAMPAN" DE TUTOIA, SERÁ O REPRESENTANTE EM SÃO PAULO EM NOME DOS SINDICATOS-MA

Presidente Elivaldo Ramos
Viajou neste domingo a Capital Paulista o Sr. Presidente do SINSPUTSAMAPAN que representará todos os SINDICATOS do Maranhão no Congresso Nacional da CUT.
O professor, militante e atual presidente do SINSPUTSAMPAN, Elivaldo Ramos, foi eleito no 12º Congresso Estadual da CUT como delegado que representará todos os sindicatos municipais do Maranhão no 12º Congresso Nacional da CUT-CONCUT que acontecerá em São Paulo neste mês de Outubro 2015.
Elivaldo Ramos foi eleito após muita articulação com outros 35 sindicatos presentes no congresso e filiados a FETRAM-Federação de Trabbalhadores do Serviço Público dos Municípios do Maranhão. Com esta feita os municípios de Tutóia, Paulino Neves e Santana do Maranhão foram agraciados com esta vitória e disposição do Presidente.

Comunidade do povoado Pinheiros se organizam e constroem ponte sobre o rio


A exemplo do povoado de Cajazeiras, a comunidade de Pinheiros próxima a comunidade de Tamboril se organizam para a construção da ponte sobre o riacho.
Segundo moradores daquele povoado, há anos esperam a construção da ponte pelo poder público municipal, mas, cansados de serem enganados, resolveram unir forças e construírem a ponte.
A ideia partiu do senhor Zé Dalia, morador do mesmo povoado, que antes já havia feito uma pequena ponte por conta própria, pois sentia pena das crianças quando vinham da escola. Mas a mobilização para a construção da ponte, são de poucos moradores.   
Parabéns ao senhor Zé Dalia e os que estão ajudando direto ou indiretamente.  
Do blog de Jorge Santos











sábado, 10 de outubro de 2015

CONSULTE SEU STATUS NO SPC SERASA (GRÁTIS)

(Imagem: Tela de cadastro)

A consulta de débitos no seu CPF é gratuita e permite que você visualize as pendências financeiras registradas na base da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Ao consultar seus débitos você informa sobre quem é o credor e como contatá-lo.

LINK PARA CADASTRO E CONSULTA:
https://www2.boavistaservicos.com.br

IBGE já definiu as disciplinas a serem cobradas no Concurso


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já definiu as disciplinas que serão cobradas no concurso para 600 vagas em cargos dos níveis médio e superior, além da estrutura da seleção. Segundo uma fonte ligada à fundação, os candidatos às vagas de técnico, de 2º grau, responderão a 60 questões objetivas, e os interessados nas funções de analista e tecnologista serão submetidos a 70, exceto Análise de Sistemas que terá 60.
Haverá ainda prova discursiva (para Análise de Sistemas) e prática (tecnologista de Programação Visual). No caso do técnico, o exame terá:
Português (15 questões),
Geografia (15),
Raciocínio Lógico (dez),
Conhecimentos Gerais (dez) e
Conhecimentos Específicos (dez).
Já para os cargos de analista e tecnologista, a objetiva versará sobre:
Português,
Inglês,
Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos, e a distribuição irá variar de acordo com a área.
O IBGE encontra-se na etapa de escolha da organizadora, prevista para ser concluída este mês. Serão liberados dois editais, um de técnico e outro de analista e tecnologista. Ambos, segundo a Assessoria de Imprensa do instituto, serão publicados em dezembro, antes do prazo fixado pela portaria de autorização do Ministério do Planejamento (27 de janeiro de 2016).
A fundação já finalizou o estudo da distribuição das vagas pelo país. Da oferta total, 154 vagas deverão ser destinadas ao estado do Rio de Janeiro, sendo 36 para técnico e 118 para analista e tecnologista, segundo informações dessa fonte. Para a função de nível médio, haverá 23 vagas na capital. As demais serão para as cidades de São Gonçalo, Nova Iguaçu, Resende, Macaé, Campos e Barra do Piraí. A princípio, para os cargos de nível superior, todas as 118 vagas serão para a cidade do Rio de Janeiro.
Para analista e tecnologista, a fonte informou que serão contempladas quase todas as áreas do concurso de 2013, com oportunidades para graduados em qualquer curso superior e também para formações específicas. Haverá chances para especialidades como Auditoria, Estatística, Geografia, Orçamento e Finanças, Biblioteconomia, Análise de Sistemas e Engenharia (várias áreas), entre outros. Para técnico, a remuneração inicial é de R$3.471,85, podendo chegar a R$5.011,01, com titulação. Já para analista e tecnologista, os rendimentos são de R$7.373,49, podendo chegar a R$9.107,88, também com a titulação. Os valores incluem R$373 de auxílio-alimentação.
Sindicato: vagas no Rio são insuficientes
As 154 vagas que o IBGE preencherá no Rio de Janeiro, por meio do próximo concurso, não suprirão a atual necessidade de pessoal da fundação. Quem alerta é o diretor da Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do IBGE (ASSIBGE-SN), Paulo Lindesay, destacando que o IBGE sempre solicita o adicional de 50%, o que precisará acontecer novamente. Além disso, muitas aposentadorias têm ocorrido nos últimos anos. Em 2014, segundo dados do IBGE, cerca de 570 servidores aposentaram-se e, hoje, mais de 2 mil estão em abono de permanência.
“A quantidade nacional de vagas é insuficiente, pelo fato de o número de aposentadorias crescer a cada dia. Além disso, se a retirada do abono permanência for aprovada, teremos piora do quadro, já que haverá muitos aposentados. Nós pedimos 1.500 vagas para esse concurso, e o governo liberou apenas 600. Para o Rio, essas vagas irão ajudar, mas ainda é um número muito pequeno, quando comparado à realidade do IBGE”, disse. Ainda segundo o sindicalista, o adicional de 50% das vagas deverá ser solicitado novamente, pois é tradição do IBGE fazer iso. Paulo disse que irá cobrar o instituto nesse sentido. “Eles sempre pedem o adicional de 50% das vagas e vamos cobrar isso. No entanto, mesmo com os 50% a mais, a situação não se resolve. O governo precisar olhar para o IBGE e ver a sua importância para a sociedade”, mencionou.

FOLHA DIRIGIDA - 02 10 2015

Adolescentes engravidam em bailes funk dominados pelo tráfico em SP


Adolescentes engravidam em bailes funk dominados pelo tráfico em SP Garotas de 15 e 16 anos vivem o drama de engravidar durante pancadões. Elas são parte de grupos de menores que bebem, fazem sexo e usam droga.
Os filhos do funk é o tema da segunda reportagem da série especial do Jornal da Globo sobre os chamados pancadões em São Paulo. Muitas adolescentes acabam engravidando nesses bailes funk. A reportagem é de William Santos e Patrícia Falcoski.
Um beijo, um abraço, um cheiro e um carinho. Faz quatro meses que a vida é assim. A adolescente tem 16 anos e ser mãe nem passava pela cabeça dela. Só que em um baile funk...
Repórter: Foi assim: conheceu, ficou, engravidou?
Adolescente: Conheceu, ficou, engravidou. Só que naquele dia eu tinha bebido, aí eu vi o menino, aí eu falei: ai, amiga, eu quero ficar com aquele menino. Aí as amigas: vamos lá que eu arranjo para você. Aí eu fui ficar com ele.
Repórter: Aí rolou?
Adolescente: Aí rolou. Aí nessa veio minha filha. Veio a filha, mas não o pai.
Repórter: Ele não assumiu?
Adolescente: Ele não assumiu. Falou que não era filha dele. E eu cheguei a falar que eu fazia DNA, que eu provava que era filha dele. Ele falou: Não, não vou registrar. Eu falei: Está bom. Eu pego minha filha e registro. Essa adolescente é uma das muitas meninas engravidam nos bailes funk no estado de São Paulo. Nós tivemos, de 10 a 14 anos, 3,4 mil meninas que foram mães. Mães que registraram os seus bebês. Então, o nosso calculo é que 10%, e que são 340, engravidaram no baile funk. Isso representa uma por dia, explica Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do programa da adolescência do estado de São Paulo. Esse número é de 2013. De lá pra cá, a coordenadora do Programa da Adolescência do Estado de São Paulo resolveu prestar mais atenção nessas meninas e pesquisar quem fica grávida nos bailes funk. No mês passado, ela fez um novo levantamento com 96 jovens e adolescentes que procuraram as casas de apoio. A pergunta era: "O que você pensa sobre ter relação sexual em bailes funk?" "O assustador dessa pesquisa é que só 37% condenam o fato de ter uma relação, ou gravidez no baile funk. Quer dizer, 47% nem acham nem sim nem não", diz Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do programa Os outros 16% disseram que não veem problema em ter relação sexual nos bailes. "Então são meninas que precocemente nós precisamos fazer o controle de doenças, desde HIV até sífilis e que realmente elas precisam ter uma atuação muito rápida, conta Albertina Takiuti. Esses bailes funk, ou fluxos, pancadões, como os jovens chamam normalmente, acontecem no meio da rua como um que acontece na Zona Leste de São Paulo. Os moradores contam que tem festa todo fim de semana. E aí tem adultos e tambémadolescentes. No meio da curtição, os jovens bebem, usam drogas e muitos fazem sexo na rua mesmo. "Você já chega, já olha, já vem um monte de menino atrás de você, já te pendido beijo, oferecendo bebida para você, mandando entrar dentro do carro para sair. Já tive caso de estar olhando muito para o menino. Aí nós ficava naquela troca de olhar e nós acabou ficando. A competição é essa: quem fica com mais. A maioria das meninas é tudo assim: 'Você ficou com um, eu fiquei com dois'. 'Você ficou com dois, eu fiquei com três', conta a menor. Um menino passou a adolescência indo para as festas. Ele contou para a equipe de reportagem que fazer sexo nas festas era comum.
Repórter: Você pensava '"ela pode engravidar"?
Adolescente: Pensava. Eu me prevenia da melhor forma possível. Tinha amigos meus que geralmente não se prevenia, e ia de qualquer forma, em qualquer ambiente e qualquer lugar. "Tava" nem aí.
Repórter: E depois?
Adolescente: Depois bate arrependimento. Só que depois era tarde. Para a coordenadora do Centro de Referência da Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo, não é só uma questão de arrependimento. Ela acredita que a gravidez na adolescência pode fazer as jovens perderem o interesse pelos planos, projetos e sonhos. Uma gravidez precoce interrompe um processo de reflexão de si mesma, dos seus projetos de vida, ela vai ter que trabalhar psiquicamente uma realidade que é muito pesada, analisa Vera Zimmerman, psicanalista e coordenadora do Cria (Centro de Referência da Infância e Adolescência da Unifesp). Uma adolescente está tentando retomar a rotina que tinha antes de engravidar em um baile funk. Ela tem 15 anos e uma filha de seis meses. Eu, mãe, parar de ir para o fluxo, parar de sair com minhas amigas. Eu fiquei pasma. Para mim, ainda não caiu a ficha, entendeu?, conta ela. Enquanto a ficha não cai, a adolescente vai aprendendo a ser mãe e pai ao mesmo tempo.
Repórter: E ele ainda não assumiu a paternidade?
Adolescente: Não ainda assumiu. Ele não conversa comigo.
Repórter: Até outro dia era você brincando e agora você de fato tendo essa responsabilidade. P Isso pesa? Você pensa em como vai ser a sua vida daqui para frente?
Adolescente: Eu penso, sim. Filho é uma coisa que não pode brincar. Tem que pensar em trabalhar, cuidar, ter responsabilidade. Quando você tem filho você tem que ter responsabilidade.

Correios informam que concurso previsto foi suspenso


Correios informam que concurso previsto foi suspenso. Vagas seriam para agente nas atividades de carteiro e operador de triagem. O último concurso foi realizado em 2011 e teve 1,1 milhão de inscritos.
Os Correios informaram que, por determinação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, foi suspensa temporariamente a realização de concurso público que estava previsto para este ano.
"O cancelamento do certame não afeta a qualidade e a eficiência operacional, uma vez que desde 2011 o efetivo da empresa foi aumentado em 13 mil novas vagas. Com isso, os Correios passaram de 107 mil trabalhadores em 2010 para os 120 mil atuais", informou os Correios, por meio de sua assessoria de imprensa. O concurso dos Correios era um dos mais esperados do ano, por oferecer cargos de nível médio de escolaridade.
O cancelamento se dá após anúncio em setembro da suspensão de concursos na esfera federal pelo governo. Foram anunciadas medidas fiscais de R$ 64,9 bilhões para garantir a meta de superávit primário de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016. Segundo o governo, a suspensão de concursos públicos para os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) implicará redução de R$ 1,5 bilhão.
Cargos e vagas
A seleção iria oferecer cerca de 2 mil vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de agente de Correios, nas atividades de carteiro e operador de triagem e transbordo (OTT), que exigem nível médio.
As oportunidades seriam para os estados de Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal.
O salário inicial para os operadores de triagem e transbordo, somado à gratificação (GIP), chega a R$ 1.284. No caso dos carteiros, soma-se ainda o adicional de distribuição, elevando a remuneração para R$ 1.620,50.
Último concurso
O último concurso dos Correios foi realizado em 2011 para 9,1 mil vagas em cargos de nível médio e formação de cadastro de reserva, sendo 2.272 para atendente comercial, 5.060 para carteiro e 1.014 para operador de triagem e transbordo. O salário era de R$ 807,29. A organizadora responsável pela seleção foi o Cespe/UnB.
O concurso teve 1.120.393 de inscritos. O cargo com maior número de inscritos foi o de atendente comercial, com 667.798 candidatos, seguido de carteiro, com 296.719. A concorrência para atendente comercial é de 293,93 candidatos por vaga.
Em junho de 2012, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorizou osCorreios a ampliar o quadro de pessoal com a contratação de 9.904 funcionários. A empresa pode contratar os aprovados do concurso realizado em 2011 que estavam em cadastro de reserva para os cargos e localidades em que houve necessidade.

A autorização previa que o preenchimento das vagas fosse de forma escalonada, sendo 3.302 vagas para contratação imediata, a partir de 1º de julho, 3.301 a partir de 1º de janeiro de 2013 e 3.301 a partir de 1º de abril de 2013. Dessa forma, todas vagas oferecidas no concurso de 2011 foram preenchidas. (G1)